O avanço dos Smartphones

Alguns meses atrás, a Qualcomm anunciou o "boom" da telefonia celular: O super processador Snapdragon de 1Ghz! A partir daí, a maioria dos grandes fabricantes adotaram-no, inclusive o Google no seu Nexus One.



Em paralelo (e pouco tempo depois) a Apple (sim, aquela...) lançou seu altamente criticado iPad, ou iPhonão para muitos, que ao ser desmontado revelou em suas entranhas um novo processador, o A4, também de 1Ghz.



PAUSA! Ninguém reparou nada de "errado" no texto até aqui? Pois deveriam... voltem no tempo e lembrem da velocidade de seus primeiros computadores... lembraram? O meu era um Pentium 133Mhz, ou cerca de 10x mais LENTO que os celulares atuais.
EU SEI EU SEI que as arquiteturas são completamente diferentes e não deveriam ser comparadas... e eu digo: e porque não? Em termos de números absolutos EU acho bem plausível a comparação.

Pois bem, continuando. São todos processadores lindamente minúsculos que equipam celulares e outros equipamentos que possuem até 512Mb de memória RAM em alguns casos e que consomem quantidades pífias de energia para seu tamanho.

Só para efeitos de comparação, o iPhone 3GS (aquele coroa da geração passada) era capaz de rodar jogos e exibir gráficos comparáveis aos primeiros Playstations! Há quem diga que são comparáveis aos Playstation 2, mas eu acho um pouco de exagero.

Pouco tempo atrás, a Qualcomm, a fabricante do Snapdragon, anunciou o desenvolvimento de um processador de 1.2Ghz. Mas espere, tem mais! DUAL-CORE!!! Sim, você terá na palma de sua mão um equipamento (hehehehehe, maliciosos) com 2 núcleos, cada um a 1.2Ghz!
A Motorola por outro lado, anunciou um smartphone com um processador de 2Ghz até o final deste ano.

Depois de tanto lenga-lenga, vou dizer onde quero chegar com tudo isso.
Vamos lá: 99,9% dos smartphones hoje tem Bluetooth. Alguns já vem inclusive com saída HDMI. A maioria dos sistemas operacionais tem suas lojas de aplicativos (iTunes, OVI Store, Android Market, etc).

O que falta para podermos ligar um teclado, mouse e um monitor externo no smartphone e o utilizarmos de uma vez como computadores, que é o que estão se tornando? Eu arrisco uma resposta: padronização de sistemas operacionais e aplicativos.

Enquanto o "futuro" não chega, uso esse trambolho barulhento e desajeitado que está sobre a minha mesa.

-

Link para a notícia da Motorola: http://idgnow.uol.com.br/computacao_pessoal/2010/06/11/motorola-lancara-smartphone-de-2ghz-no-final-deste-ano/

gravatar

legal o texto e a comparação, realmente ligar um teclado externo num celular com um visor bem bacana já é uma festa para escritores, jornalistas e tal... agora imagina o cara mais desligado "putz esqueci meu celular em casa" volta pois todo seu trabalho está lá! hehe

tá na hora de popularizarem os preços desses brinquedinhos! XD

gravatar

aguarde minha próxima coluna então Jean. vou falar sobre a mobilidade de arquivos =D

gravatar

mobilidade de arquivos pra mim é estante de contabilidade kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

zuera a parte !!! eu quero um, mas antes ainda tenho que chegar no Note =/ (ainda sou adepto doente do trambolho sobre a mesa )

gravatar

e pensar que até menos de um ano atrás meu pai usava um k6 450mhz! Kkkkkkkk é velho, as parada tao cada vez menor. Eu vejo pelo meu E63, consegue substituir o notebook em várias tarefas, para não dizer todas. Mas acho que o futuro tbm eh esse, os smartphones substituirem os desktops principalmente para usuários corporativos leves, tipo executivos. Muitos já o fazem até...

gravatar

Poisé, só falta agora aceitarem a maioria dos padrões corporativos, como .doc(x), .xls(x), .ppt(x) e .pdf. Quando aconter isso de forma magistral com full support a teclado (mouse opcional caso a plataforma seja touchscreen), aí teremos um problema para os desktops!
ipads e iphones da vida já aceitam teclados bt e possuem editores da própria apple para seus formatos proprietários de office...

Olá! Pedimos encarecidamente, que todos que comentam, coloquem seu nome/nick, para sabermos quem nos visita e comenta em nosso humilde blog. :)